quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

ERECOM PIAUÍ 2008



A idéia desse ERECOM surgiu em Fortaleza, quando, historicamente, o Piauí levou a sua maior delegação para um encontro da ENECOS, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação que tem como pauta as lutas referentes à Democratização da Comunicação, à Qualidade de Formação do Comunicador e o Combate às Opressões.

Para o ERECOM de Fortaleza, foram cerca de 75 estudantes piauienses. Trabalho árduo, alguns dias de pré-encontros e pedágios combateram a idéia de que um encontro não passa de turismo barato (não para todos, é claro) e possibilitou uma boa participação do estado na bela Ciranda dançada em Fortaleza.

Daí, com alguns empurrões de Elaine GO, mais a empolgação momentânea de outros tantos e um velho sonho de alguns poucos, eis que surge o ERECOM Piauí 2008, bradado e cantado ao som de uma canção repetitiva.

A intenção de trazer esse encontro pro Piauí, não tem nada a ver com a organização de um evento ou com uma simples vaidade boba em mostrar que sou estudante de comunicação do inferno da pedra e somos lindos e capazes. O que queremos mesmo é a formação de um coletivo organizado dos estudantes de comunicação do Piauí a partir da construção desse ERECOM. Bom, além dessas intenções bem regionais, o tema do encontro (Comunicação Alternativa, porque outra comunicação é possível) pretende fazer refletir, discutir, buscar novas alternativas de comunicação. Mostrar que há formas bem mais democráticas de comunicar, que os meios são diversificados, que o público pode ser voz ativa no processo comunicativo, que somos agentes construtores do mercado de trabalho e que podemos driblar os padrões impostos pelas grandes empresas de comunicação.

Serão 5 dias de encontro (de 19 a 23 de março), no período da Semana Santa, ta bem aí, só faltam 21 dias e... sim, sim, os participantes receberão certificado com a assinatura do reitor da UFPI que contará como atividade complementar do curso.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 19 de março (não aceitamos fiado).

Um comentário:

Geysa Cristina disse...

Olá, me chamo Geysa sou estudante de jornalismo da FSA e estarei participando do ERECOM 2008, também estarei contribuindo para que este encontro aconteça. para mim é um enorme prazer pois será o meu primeiro ERECOM, e assim como muitos este é um forte desejo. Ve-lo acontecer aqui no Piauí, espero que os comunicadores Piauienses se destaquem mais uma vez, e que o encontro seja um sucesso, uma vez que ressalto o fato de este encontro ser uma grande oportunidade de aprofundamento de conhecimentos e fonte de informações, além de ter lá sua grande importancia para nós futuros comunicadores, o ERECOM deverá envolver e unir esses estudantes para uma discursão sobre um tempa importante e interessante. Espero contar com o desempenho dos nossos comunicadores e de já parabenizo a C.O do evento que mesmo pequena tem se esforçado para que tudo saia perfeito...abraços