segunda-feira, 3 de março de 2008

Rádios Livres: para sair com essa ladainha politicanalha do ar e já!





Nosoutros que chegamos exaustos do labutar e entronizar discursos do dia-a-dia inteiriço, ao chegar em seus lares, brenhas e cafofos, dão-se de tela com uma lorota visual chamada novela caretoona, seriado teenageringonçal ou fofocafutricagens de bastidores; incorremo-nos ao rádiophone, que porventura dessintoniza nossoutras estações para um informativo (merc)estatal chamado “Voz do Brasil” e aí, nos fumamos de desgosto estupidificante! Que realidade in[confor]mante!

Daí, vamo-nos a ligar-conectar amizades, saber o que dá pra papear 0800, enfim. Eis que, do rouco megafone, que passa de bicicleta pela viela, um ruído nosoutros provoca: -“Rádio Comunitária Logradouro da Gente: é só sintonizar número e algo pra ouvir-se deveras!” Radim de pilha no bolso, enconchamos os ouvidos e sai uma música-notícia
~> “Puxa, era issaí que tava precisando sacar mermo!”, ecoamos e nossos neurônios em harmoniosa dissonância. Eis a Rádio Livre insuflada e subversada pra valer.

Não é a voz de uma pessoa, de um mero locutor, dum grupo de colegas, duma associação ou outréns quaisquer: é comunicação alternativa, propagação de sonoras idéias, pulsantes movimentos e comuns intencionalidades duma galera chamada comunidade! Essa a missão desse pessoal: transmitir sem impor, informar sem encheção de saco, reto e direto!

A proposta da Rádio Pasquinóise no ERECOM N/NE3 2008 é realizar num ambiente universitário o que acontece numa rádiozinha dessas piratas que adoramos sintonizar por acaso em nosso bairro ou distrito ou cidadela. Sua feitura é aberta, a gente faz com a vontade de comunicar, berrar com educação aquilo que dá na veneta e amplificar/frequenciar diálogos com o transe ouvinte no instante. Eis nosso lema: energias rebeldes contidas – extravazem!

João Paulo Santos Mourão Teresina-PI







Um comentário:

Camila Chaves disse...

"rapaiz... qui diaxo di nóise é essi, heim?"

huahuahauahuahuahua
não sei se foi assim que surgiu esse nome. não importa. o que importa é que foi pra lá de criativo! (=