domingo, 2 de março de 2008

Os modelos repetitivos e as vanguardas alternativas

O dicionário é um livro mais importante que a gramática e o manual de redação. Oh! Mas as livrarias estão totalmente compostas de pessoas pseudo-estranhas: à guisa de informações sem valor humanitário, apenas ególatras por quantos cantos há. Por quê?
A mídia é um poder mais interessante do que a política e a polícia ou forças armadas. Contudo @s acadêmic@s se perdem em enfeites de mensagem nem tão noticiosa assim, juntando migalhas de estágios, salários, extras e...para quê, afinal?
Não é um circuito vicioso; se equivoca quem imaginando esteja isso. Há brechas, há pontos de rompimento e há veredas porventura abdicadas de maior atenção pelos feitores do sistema, da "matrix" midiática.Pois são essas "opções livres" que nos propusemos a encarar, evidenciar e perpassar nessa oportunidade: o EReCom Norte/NE3 2008 com o lema <<<>>> Desde que nos aliamos enquanto Coletivo Caburés de Comunicação Social na missão de:
  • a) analisar os problemas corriqueiros das relações de pautagem, escala de redação-produção-veiculação e massificação falseada do fato, sem o intuito de comunicar socialmente, relacionar publicamente as fontes à comunidade receptora e vice-versa;
  • b) sintetizar formas outras de se fazer propícia a mediação intergrupal-interpessoal;
  • c) cooperar para engendrar práticas menos ideais e mais realistas - via conhecimento colaborativo de "periferia analfabeta" com "centro intelectual" numa significante rede de interações... estivemos a estudar, pesquisar, dialogar, observar com lentes e filtros sérios a nossa profissão, sempre - e agora mais ainda - vivenciando, mesclando, ponderando o que de melhor se pode obter das vias diferenciadas de transmissão do saber com feitio popular-geral.

Um alto-falante numa praça, uma caixa de som numa bicibleta, um jornal panfleto de esquina, um lambe-lambe de parede, um fanzine de balcão, uma rádio livre, um cd-dvd de camelô, um cinema itinerante... entre as insabidas possíveis maneiras de contornar emperramentos institucionais e abrir a mente com seu semelhante hão de ser presentes nessa reunião de estudantes, seres pensantes, partícipes tod@s aquel@s relacionados e vocacionados à liberdade mesma de opinião, pensamento e expressão.

O ser humano, a lésbica, o gay, a mulher, o homem, a criança, o jovem, o maduro, o velho, o sertanejo, o ribeirinho, o urbano, o rural, o artesão, o tecnológico, o trabalhador, o pedagogo, o inventor,... são mesmo assim vários e plurais os sujeitos dessa atitude; então, esbugalhemos os olhos, desmouquemos os ouvidos, apuremos os narizes e bocas, coordenemos nossos corpos e almas harmonicamente no sentido de multiplicizar ferramentas, orientar pessoas e vislumbrar rupturas com o - nunca-eterno! - pelaí vigente.

ERECOM 2008THE - PIAUÍ19 - 23/03//2008///

João Paulo Santos MourãoTeresina-PI
link:

http://www.themesopotown.blogspot.com

http://www.nacentral.blogspot.com

3 comentários:

Patrícia Basquiat disse...

tenho pra todos vcs da organização do erecom, a banda fragmentos de metrópole, a disposição pra tocar no encontro, proposta da banda bem a calhar como evento..


contato:8824-7872

abraços,
Patrícia Basquiat

Camila Chaves disse...

muito bom, joão! gostei, mesmo! a cada momento que leio algo sobre erecom me encho de orgulho e vontade de que estes dias cheguem logo. me lembro daquela delegação durante o erecom ceará, em 2007, que logo virou minha família... estando comigo em todos os espaços... saudades. (=

Unknown disse...

Olha, " eu acredito é na rapaziada " mas, pensando bem melhor, " eu prefiro a pureza da resposta das crianças: é a vida, é bonita e é bonita [...] mas isso não impede que eu repita" :

essa canção não será repetitiva! Será originativa!